O que tem o seu médico a ver com seu tênis?

O que tem o seu médico a ver com seu tênis?
Esporte e medicina são duas palavras que hoje em dia andam juntas, principalmente quando levamos em conta a evolução do esporte na atualidade. A corrida é o esporte mais praticado no mundo e a caminhada o esporte mais recomendado pelos médicos independente de sua especialidade.

A medicina do esporte compreende várias especialidades médicas (como a ortopedia e a cardiologia) que trabalham juntas e associadas a outros profissionais não médicos como fisioterapeutas, nutricionistas e educadores físicos, por exemplo, com o intuito de ajudar as pessoas que praticam esportes a melhorarem seu rendimento e prevenir lesões.

Dentre as especialidades que atuam na medicina do esporte temos a traumatologia do esporte, área que trata diretamente as lesões relacionadas ao esporte, garantindo cuidados personalizados a cada modalidade e promovendo um retorno mais rápido a prática esportiva.

Sabe-se que quem pretende iniciar, ou já pratica um esporte, deve sempre procurar um médico do esporte para avaliá-lo e orientá-lo com segurança. Quando o médico, além de avaliar a condição cardio-respiratória, analisa também a pisada e a marcha de um corredor, por exemplo, ele consegue identificar alterações que influenciam o seu rendimento na corrida e seus resultados, verificando alguns detalhes que, mesmo simples, como a indicação de um tênis adequado à pisada, possam aumentar a performance e, ao mesmo tempo prevenir lesões, como fraturas de estresse ou dores musculares.

Ao iniciar um programa de corrida ou caminhada é fundamental conhecer o que cada tênis oferece e qual se adequa a cada tipo de pessoa.

É importantíssimo, ao comprar um tênis, considerar para que ele vai ser usado, e como é o treinamento: quilometragem, terreno, peso do atleta e tipo de pisada (normal, pronada, supinada) e do pé (plano, cavo, etc...)

Trocar os tênis no tempo certo também é essencial, assim como revezar os pares de tênis, para reequilibrar o amortecimento.

Atuar preventivamente, consultando o médico do esporte e comprando seus calçados em lojas especializadas e qualificadas, garante melhora do seu rendimento e da sua qualidade de vida.