Blog

Últimos Artigos
BARRIGA DE TANQUINHO

BARRIGA DE TANQUINHO

As pessoas em geral não tem barriga de tanquinho. Nem tem sequer uma barriga “planinha”! Na verdade, a barriga dos animais, inclusive dos homens, não é plana... É arredondada.

As revistas de moda vão começar a usar “gordinhas”, ou seja, mulheres comuns, que tem aquela pochetinha (principalmente as que já são mães). Foi um frenesi a foto da modelo Lizzie Miller na revista Glamour Americana exibindo um abdome proeminente (e feio).

Leia mais
O que tem o seu médico a ver com seu tênis?

O que tem o seu médico a ver com seu tênis?

Esporte e medicina são duas palavras que hoje em dia andam juntas, principalmente quando levamos em conta a evolução do esporte na atualidade. A corrida é o esporte mais praticado no mundo e a caminhada o esporte mais recomendado pelos médicos independente de sua especialidade.

Leia mais
Dor no ombro, porque vai sofrer?

Dor no ombro, porque vai sofrer?

Não dormiu de novo? Até quando você vai deixar esta dor no ombro atrapalhar o seu sono?

Você sabia que a dor no ombro (e braço) é uma das queixas mais frequentes (junto com dor de cabeça e dor nas costas)? E que assim como nas outras duas é comum a pessoa sofrer por muito tempo antes de procurar o primeiro de muitos médicos?

Leia mais
Joelho e Agachamento

Joelho e Agachamento

Existe um mito quando envolvemos o exercício de agachamento e o joelho, sempre quando estes dois fatores estão envolvidos, principalmente nos casos de DOR, a primeira coisa que é retirada do seu treinamento são os treinos de agachamento. Vamos tentar aprofundar um pouco mais este assunto e desmistificar o “mostro do agachamento” para que você possa treinar sem preocupações.

Leia mais
Ortopedia em Indaiatuba - Fisioterapeuta na Academia

Ortopedia em Indaiatuba - Fisioterapeuta na Academia

Uma das discussões mais polêmicas no mercado de trabalho em âmbito da saúde é a barreira que delimita a intervenção do professor de Educação Física e o Fisioterapeuta nas academias de musculação que trabalham de forma multiprofissional, ou seja, aquela que trabalha com diversos profissionais com o propósito de atender com maior qualidade possível seu cliente ou aluno.

Leia mais
Propriocepção e seus benefícios

Propriocepção e seus benefícios

Propriocepção poderia ser resumido como reconhecimento do corpo no espaço, pode ser descrita também como um tipo de resposta dos membros ao sistema nervoso central (SNC).

O SNC processa estas informações vindas de terminações nervosas como mecanorreceptores, receptores cinestésicos e outras terminações nervosas especializadas, estas que estão localizados na pele, músculos, tendões, cápsulas articulares e ligamentos. Juntamente com os inputs vestibular e visual, estas estruturas fornecem ao SNC informações sobre a posição do corpo no espaço.

Leia mais
Fisioterapia - Estalando sua coluna

Fisioterapia - Estalando sua coluna

Sabe quando você vai ao fisioterapeuta com dor nas costas e ele ESTALA SUA COLUNA? Você sabe o que é isto? Qual o benefício e a indicação para o uso desta técnica?

Leia mais
Sedentarismo mata...

Sedentarismo mata...

Tenho uma má notícia: sedentarismo mata.

É claro que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez - de seu médico, seu nutricionista, um parente, um vizinho ou até mesmo na televisão - que é necessário fazer exercícios físicos regularmente.

Leia mais
Pulmões, asma, e forma de tratar

Pulmões, asma, e forma de tratar

Há pouco falamos sobre a teoria dos cinco movimentos e dos órgãos e vísceras (Zang-Fu) da medicina chinesa e só faltou falar do pulmão!

O pulmão na visão oriental é o órgão que absorve e distribui a energia celestial (jeito poético de falar do ar, né?). A energia do pulmão é a secura, o movimento o metal e a emoção é a tristeza...

Leia mais
Uma simples dor de cotovelo?

Uma simples dor de cotovelo?

Não, não, não... Nem toda dor de cotovelo é inveja ou dor de amor. Mas ter dor de cotovelo, de qualquer maneira, é muito ruim...

Na maioria das vezes é uma dorzinha leve, e a pessoa vai deixando, e ela vai aumentando. O tratamento também nem sempre é eficaz e a tal dorzinha vai piorando.

Leia mais
Fígado e raiva

Fígado e raiva

Vamos falar sobre medicina tradicional chinesa e sobre a Teoria dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (os órgão e vísceras) .

O fígado é órgão do corpo na ótica da medicina chinesa que mais se relaciona com o movimento. Isso se deve a influencia do movimento madeira e do Yang crescendo em direção ao máximo.

Leia mais
Fisioterapia esportiva

Fisioterapia esportiva

Aliado de peso da Medicina do Esporte, a fisioterapia esportiva tem seu principal objetivo a recuperação de lesões e prevenção dos possíveis acidentes ligados à prática esportiva. O trabalho é voltado para o retorno do atleta ao esporte o mais rápido possível após uma lesão durante a atividade física e auxiliar para que a incidência das mesmas diminua.

Leia mais
Dor nas costas

Dor nas costas

Quanta gente se queixa de dor nas costas... Mas o que é isso?

Para nós, médicos, “costas” é praticamente o oposto de frente, uma extensa parte que vai da nuca até o início das coxas. Quando o paciente diz que tem dor nas costas, o médico tem a obrigação de perguntar: Onde dói?... e se ele diz que tem “problema de coluna”, também temos de perguntar: – Onde dói?

Leia mais
Atitude!

Atitude!

Atitude: subst. Feminino. 1. posição do corpo, postura. 2. reação ou maneira de ser, em relação a pessoas, objetos, etc. Esta é a definição de atitude que consta no Aurélio. E é sobre isso que vamos conversar hoje.

Leia mais
Para parar de fumar

Para parar de fumar

Adorei a lei anti-fumo estadual. Claro que tem gente que não gostou. Os fumantes principalmente.

Tenho muita pena de quem (ainda) fuma. Como médica e ex-fumante sei que o tabagismo é uma doença grave.

Leia mais
Acupuntura

Acupuntura

Em outubro do ano passado estive no congresso médico brasileiro de acupuntura e observei com alegria que a característica básica deste evento mudou!

Antes se discutiam novas técnicas e como fazer, mas neste ano falamos sobre indicações, confirmações cientificas e evidencias médicas sobre a prática da acupuntura.

Leia mais