Para parar de fumar

Para parar de fumar
Adorei a lei anti-fumo estadual. Claro que tem gente que não gostou. Os fumantes principalmente.

Tenho muita pena de quem (ainda) fuma. Como médica e ex-fumante sei que o tabagismo é uma doença grave.

Na verdade só há três doenças mais graves que o tabagismo: o sedentarismo, a obesidade e o alcoolismo. Ver alguém fumando ou padecendo de uma desta outras doenças é absolutamente incompreensível! Se alguém tem uma dorzinha no ombro, vai logo me procurar: aquela dor não mata, não causa outras doenças e não compromete a sociedade, e mesmo assim a pessoa se esforça para saná-la. Quando a pessoa tem um câncer qualquer, faz cirurgia, quimioterapia, radioterapia, acompanhamento psicológico, cirurgia espiritual, reza “braba” e promessa... E olha que o câncer mata sem causar outras dezenas de doenças e problemas para a pessoa e para sua família.

Já quando a pessoa é sedentária ela Vai morrer antes, Vai ter diversos problemas de saúde (desde dores até infartos) e vai ter uma qualidade de vida muito pior do que quem faz exercícios e ainda assim a pessoa tem a cara de pau de assumir que não faz exercícios.

E os obesos? Eles estão predispostos a ter todas as doenças: articulares, cardiovasculares, endócrinas (hormonais), digestivas, câncer... Milhares de doenças graves e fatais todas co-existindo num único e grande organismo. E tem gente que acha normal ser gordo. Morro de pena! - principalmente de criança obesa – a mãe devia ser presa!

O alcoolismo é terrível, mata o individuo e põe em risco a sociedade. Adoro cerveja, tequila, cachaça, mas abriria mão de consumi-las para sempre, se a proibição do comércio pudesse nos livrar deste flagelo.

Mas voltando ao tabagismo, por que você ainda não parou? Tudo está te ajudando. Não pode mais fumar em local público, não tem mais propaganda, não se fuma mais em filme.

Eu sei porque você não parou ainda. Sou ex-fumante. È impossível! Fumar é melhor que não fazer nada, é melhor que comer e é melhor que beber. É um vício tão intenso que você acorda e fuma, come e fuma, bebe e fuma, relaxa e fuma, trabalha e fuma... e fuma.

Para parar de fumar você precisa de uma coisa: Vergonha na cara – em doses altas! O problema é que isso não vende em farmácia. Mas nas farmácias temos remédios para combater o vício, temos adesivos, chicletes... Temos também grupos de apoio, ao vivo, pela internet, via msn, via celular, palavra de incentivo! Acupuntura, psicanálise e leis!

Pare de fumar, procure seu médico, peça ajuda, converse com sua família. Os estímulos estão sumindo, fumar está fora de moda. Você não vai passar vontade.

Invista todos os seus esforços nisso. Lave seus cabelos, clareie seus dentes, dê um ótimo exemplo a seus filhos.

Vai, levanta, vai jogar esse cigarro fora! Agora!