Propriocepção e seus benefícios

Propriocepção e seus benefícios
Propriocepção poderia ser resumido como reconhecimento do corpo no espaço, pode ser descrita também como um tipo de resposta dos membros ao sistema nervoso central (SNC).

O SNC processa estas informações vindas de terminações nervosas como mecanorreceptores, receptores cinestésicos e outras terminações nervosas especializadas, estas que estão localizados na pele, músculos, tendões, cápsulas articulares e ligamentos. Juntamente com os inputs vestibular e visual, estas estruturas fornecem ao SNC informações sobre a posição do corpo no espaço.

Outra definição utilizada por autores é que a propriocepção tem a capacidade inconsciente de sentir o movimento e a posição de uma articulação no espaço através de aferências neurais cumulativas originadas desses receptores. Outros autores ainda consideram que o termo propriocepção tem um sentido mais amplo, abrangendo e incluindo o controle neuromuscular.

O comprometimento do sistema proprioceptivo acarreta déficits na estabilização articular neuromuscular, contribuindo para a ocorrência de lesões como distensão das cápsulas e ligamentos articulares e para a desestabilização postural.

A prática de exercícios proprioceptivos demonstra uma grande ação preventiva e de reabilitação de lesões musculoesqueléticas, pelo “reforço” sensorial dado ao corpo melhorando sua capacidade gestual, melhorando e/ou recuperando o movimento articular de maneira não compensatória, desenvolvendo um movimento mais harmônico e equilibrado sem sobrecargas ou desvios.

Para o profissional, torna-se indispensável à prescrição de exercícios que melhorem a acuidade proprioceptiva e o controle motor após lesões musculoesqueléticas por objetivo de restabelecer os déficits originados, atenuando o sucesso do processo de reabilitação, pois processos lesivos acarretam características sensório-motoras alteradas.

O tratamento fisioterapêutico com exercícios proprioceptivos para pacientes com qualquer nível de instabilidade obtém resultados, não apenas a melhora do quadro agudo, mas principalmente a reeducação funcional, portanto, diminuindo a recidiva e prevenindo o acontecimento de novas lesões.