Pulmões, asma, e forma de tratar

Há pouco falamos sobre a teoria dos cinco movimentos e dos órgãos e vísceras (Zang-Fu) da medicina chinesa e só faltou falar do pulmão!

O pulmão na visão oriental é o órgão que absorve e distribui a energia celestial (jeito poético de falar do ar, né?). A energia do pulmão é a secura, o movimento o metal e a emoção é a tristeza...

Mas triste mesmo é ver uma criança com asma (ou um adulto com DPOC- doença pulmonar obstrutiva crônica). Todas as doenças alérgicas sejam respiratórias ou de pele são causadas por distúrbios energéticos do pulmão de acordo com a medicina chinesa e a asma é seu exemplo mais dramático!

Asma é mais uma daquelas doenças cercadas de mitos, dúvidas e preconceitos. Tem muita gente que tem asma e nem sabe... Fala que tem bronquite alérgica, ou bronquite asmática.

Bronquite é uma inflamação nos brônquios que são os tubos que levam o ar aos pulmões e a asma é uma doença crônica, de origem multifatorial onde os brônquios são “hiperreativos” então, vez por outra, ocorre uma inflamação destes brônquios (opa! Bronquite) e eles se contraem fazendo que a pessoa fique com dificuldade para expirar (soltar o ar).

Quando bem tratada a asma deixa de provocar sintomas e então a pessoa nem se lembra que tem! A inflamação dos brônquios do asmático ocorre por diversos fatores, sendo os ambientais super importantes, então é importante evitar poeira, ácaros, fungos, perfumes fortes, frio e vento... Fumar nem pensar! (Nem ninguém perto de um asmático). Além disso, a asma também piora com a tristeza (ela faz a energia dos pulmões estagnar e “ficar úmida”) e o stress e os esforços também podem desencadear uma crise de asma.

O grande problema da asma é que o preconceito e a ignorância fazem com que as pessoas não a tratem como deveriam. As mães não agüentam ficar sem comprar bichinhos de pelúcia e cortinas embabadadas para seus asmaticozinhos... E tremem só de pensar que o coitadinho vai ter que tomar remédio todo dia! Então o que poderia ser uma doença controlada e que daria para conviver numa boa, vira uma doença grave crônica e que passa a controlar a vida dos pais e da criança, piorando progressivamente e limitando o desenvolvimento da criança.

A Asma é uma doença inflamatória então nada mais natural do que tratá-la com antiinflamatórios (não os não hormonais tipo diclofenaco etc... estes pioram a asma), mas com antiinflamatórios hormonais os corticóides que também tem efeito antialérgico. Tem gente que treme só de ouvir a palavra corticóide, mas eles são muito importantes e principalmente eficazes em diversas doenças, a desinformação é que pesa.

Também podemos e devemos tratar o principal sintoma da asma que é a bronquioconstrição, e para isso usamos bronquiodilatadores, em xaropes ou com as bombinhas (que fazem efeito na hora!). Estas também são cercadas de mitos: dizem que vicia, que engorda e que pode até matar. Três bobagens sem tamanho, afinal Asma é que mata!

Atualmente tem se pesquisado muito sobre o tratamento da asma com acupuntura. Os estudos atuais demonstram (baseados em evidências clinicas) que quando estimulam a produção de endorfinas, as agulhas agem sobre os fatores emocionais desencadeantes da asma, e quando estimulam a produção de corticóide endógeno elas agem sobre a alergia e sobre a inflamação, assim a acupuntura trata as causas energéticas e orgânicas da asma.

Os trabalhos científicos recentes compararam as células de um lavado brônquico de um asmático tratado com acupuntura verdadeira, com acupuntura em pontos errados e com não tratados e observaram melhora estatisticamente significante com a acupuntura verdadeira!Assim o tratamento não só é possível como realmente benéfico para o paciente.

Vocês devem estar pensando: mas asma é doença de criança, como pode por agulha em criança? Pois é, podemos tratá-las com acupuntura a laser, porém diferente do que se pode pensar a maioria das crianças ADORA as agulhinhas. O tratamento acupuntural da asma é eficaz e não interfere negativamente com outros tratamentos, podendo e devendo ser associado a eles.

Tratar se sua saúde como um todo, harmonizando toda sua energia vital, faz bem e certamente fará você feliz! Se você tem asma ou qualquer outra alergia experimente a acupuntura.