Sedentarismo mata...

Sedentarismo mata...
Tenho uma má notícia: sedentarismo mata.

É claro que todo mundo já ouviu pelo menos uma vez - de seu médico, seu nutricionista, um parente, um vizinho ou até mesmo na televisão - que é necessário fazer exercícios físicos regularmente.

Há diversos estudos mostrando a relação entre obesidade, hipertensão, altos índices de colesterol, dor nas costas, e outras doenças com o sedentarismo, mas eu acredito que TODAS as doenças estão ligadas ao sedentarismo, inclusive a tão popular: depressão.

Com frequência as pessoas me dizem: - "Mas não tenho tempo!" ou então - "Mas meu trabalho já é uma ginástica!" ou ainda: - "Mas sempre que eu começo, começo a ter dores, nos pés, nas pernas, joelhos, coluna!”. Ou,–“Eu jogo bola todo fim de semana!” (aliás, esse hábito pode ser bem perigoso) Bom, atendendo tantas pessoas por semana, eu já conheço TODAS as desculpas.

Apesar de tudo, só depende de você. Começar a ter uma vida ativa é mais fácil do que parece. Tempo e dinheiro é questão de preferência. Quando o assunto é esse, PRIORIZE a sua saúde - escolha a atividade física, logo você perceberá que nenhuma escolha poderia ser mais prazerosa.

Comecemos com uma conta simples: Nosso dia tem 24 hs. delas usamos oito para dormir e oito para trabalhar, sobram oito para o resto... OK, dormimos seis horas e trabalhamos doze, assim restam seis horas. Se você gastar uma hora em transporte, uma hora em higiene pessoal, e duas horas comendo, sobram duas horas - sete dias por semana... use três dias para laser e VOILÁ, temos 4 dias na semana com duas horas vagas... Precisamos apenas de 40 minutos.

Todos nós aprendemos a andar com cerca de um ano de vida, portanto comece andando.


A boa noticia, é que por muito tempo se acreditou que a atividade física deveria ser continua para trazer beneficio, hoje já é consenso que uma série pequena de atividades se somam no final do dia. Ou seja estes quarenta minutos nem precisam ser contínuos...

Pronto para se tornar um ex-sedentário? Mexa-se e ganhe saúde. Seu coração, pulmões, ossos, articulações e principalmente seu humor agradecem!