Uma simples dor de cotovelo?

Não, não, não... Nem toda dor de cotovelo é inveja ou dor de amor. Mas ter dor de cotovelo, de qualquer maneira, é muito ruim...

Na maioria das vezes é uma dorzinha leve, e a pessoa vai deixando, e ela vai aumentando. O tratamento também nem sempre é eficaz e a tal dorzinha vai piorando.

Normalmente a pessoa vai deixando de fazer as atividades que costuma. Ou então ouve dizer que “pode ser tendinite” e se julga condenado a sentir dor para sempre.

Entre as causas mais comuns de dor de cotovelo estão as epicondilites (principalmente a epicondilite lateral). Epicondilite é o nome que se dá à inflamação dos tendões que movimentam a mão e o punho lá onde eles começam: nos epicôndilos (aquelas “bolinhas” ósseas dos dois lados do cotovelo).

O clássico é vermos este tipo de inflamação em jogadores de tênis (a epicondilite lateral é inclusive conhecida como “cotovelo de tenista”), mas trabalhadores braçais e varredores também fazem movimentos que podem ocasionar epicondilite.

Também temos epicondilite medial (em alpinistas e outros atletas) que é uma dor do lado de dentro do cotovelo, e muitas outras inflamações nos tendões e demais estruturas que compões esta importante articulação.

A dor de cotovelo é “chata” e difícil de tratar (sendo tema de várias aulas em congressos de ortopedia, medicina do esporte e acupuntura) e quase sempre o tratamento é demorado. Mas felizmente há vários tratamentos (até cirurgias).

Normalmente será recomendado um período de repouso, gelo, antiinflamatórios e fisioterapia. Porém o mais rápido e mais eficaz (em minha opinião e experiência) é a acupuntura.

Na acupuntura podemos usar as famosas agulhinhas, mas para quem tem medo até de pensar nelas, temos também laser e outras técnicas. Normalmente uso eletroacupuntura em casos de epicondilite, e fico bem feliz com os resultados (assim como a maioria dos meus pacientes)

E o melhor de tudo é que não é necessário abandonar seu esporte favorito, nem ficar afastado do trabalho – o que é mandatório, é não “deixar pra lá”.

Procure um bom médico, de sua confiança, e comece a fazer um tratamento adequado e persistente, pelo tempo que for necessário para que seu cotovelo se recupere das lesões inflamatórias e degenerativas sofridas.

Agora, se a sua dor de cotovelo for de inveja mesmo... Bem, venha me visitar... às vezes uma boa conversa (e umas agulhinhas) resolvem!