Acupuntura

Acupuntura
Em outubro do ano passado estive no congresso médico brasileiro de acupuntura e observei com alegria que a característica básica deste evento mudou!

Antes se discutiam novas técnicas e como fazer, mas neste ano falamos sobre indicações, confirmações cientificas e evidencias médicas sobre a prática da acupuntura.

A acupuntura é uma técnica que já existe a cerca de 5000 anos na medicina tradicional chinesa, mas faz pouco mais de quinze que é reconhecida como especialidade médica no Brasil. Trata-se de um método terapêutico que se caracteriza pela inserção de agulhas na pele para tratar e prevenir doenças e promover a saúde.

Nos últimos 50 anos tem se desenvolvido muitas pesquisas cientificas no sentido de desvendar os efeitos da acupuntura. Longe de ser mágico ou esotérico seu mecanismo de ação tem sido demonstrado a,luz da ciência moderna e tem bases fisiológicas.

Quando se coloca uma agulha de acupuntura estimula-se as terminações nervosas da pele, músculos e outros tecidos gerando uma mensagem que segue pelos nervos até o cérebro e desencadeia a produção de uma serie de substancias químicas. Estas substâncias conhecidas como neurotransmissores desencadeiam uma serie de efeitos importantes que só agora estão sendo esclarecidos, a nível intracelular e neuro endócrino, elucidando o que os antigos chineses chamavam apenas de energia ou Qi.

Os efeitos destes neutransmissores são diversos, analgésicos, antiinflamatórios, antialérgicos, relaxantes musculares, além de moduladores das emoções, sistemas hormonais (endócrinos) e imunológicos e também sobre outras várias funções orgânicas como o sono por exemplo.

Observando-se desta forma chega-se a conclusão que o campo de ação da acupuntura é muito amplo e que qualquer doença pode ser potencialmente tratável com acupuntura, pois ao estimular ao sistema nervoso ela regula e harmoniza o funcionamento do organismo como um todo. Tanto em pesquisa clinicas como na pratica diária, tem-se observado a eficácia da acupuntura no tratamento de muitas doenças e disfunções neurológicas, respiratórias, reumatológicas, psiquiátrica, digestivas, entre outras.

A própria organização mundial de saúde compilou uma lista de doenças onde podemos indicar o tratamento acupuntural. E os numerosos estudos científicos rigorosos realizados em todo o mundo têm feito esta lista crescer a cada dia. É a medicina baseada em evidências.

Ainda assim tem quem acredite que a acupuntura é só um método coadjuvante, uma técnica de relaxamento... Mas a acupuntura é bem mais que “espetar um monte de agulhas”. A colocação das agulhas é apenas uma das etapas de uma série de procedimentos médicos encadeados, que obedece a mesma ordem da consulta médica de qualquer outra especialidade. Fazemos uma anamnese (história clinica) e anotamos a queixas do paciente, a seguir realizamos um exame físico e são solicitados e interpretados exames complementares quando necessários. Isso permite a nós médicos, a elaboração de um diagnóstico e só então estamos aptos a decidir se a acupuntura está ou não indicada naquela situação clinica, se há necessidade de prescrever alguma medicação, bem como associar a acupuntura a alguma forma complementar de tratamento, às vezes a acupuntura pode ser a principal escolha terapêutica, às vezes pode fazer parte de um tratamento mais complexo.

Isto feito, o médico informa ao paciente as possibilidades de sucesso do tratamento empreendido e sobre suas limitações em cada caso particular. Por isso é importante que a acupuntura seja realizada por médico... Já que o diagnóstico é absolutamente imprescindível ao tratamento.

Venha me visitar e conhecer esta milenar arte de curar!

Dra. Andrea de Avila Miranda Oiveira