Atitude!

Atitude!
Atitude: subst. Feminino. 1. posição do corpo, postura. 2. reação ou maneira de ser, em relação a pessoas, objetos, etc. Esta é a definição de atitude que consta no Aurélio. E é sobre isso que vamos conversar hoje.

Há algum tempo disse que as pessoas tinham que aprender a viver melhor: lembram-se da regrinha LEARN?

Falei sobre Estilo de Vida (Lifestyle), sobre Exercícios e agora Atitude.

Mas o que Atitude tem a ver com saúde? Tudo!

Na primeira definição vemos que Atitude é sinônimo de postura. E todos sabem que uma boa postura é importante. Mas isso nós podemos discutir no consultório (afinal sou médica ortopedista).

Quero falar com vocês sobre a segunda definição: sua Maneira de Ser pode mudar completamente sua vida e a de todo mundo.

Penso que as pessoas deveriam ter uma Atitude mais voltada para si mesmas. Opa! Não estou falando em ser egoísta não! É que mudar a maneira de ser dos outros é IMPOSSIVEL, mas mudar a sua Atitude, é bastante simples, só requer vontade e treino.

1º. Cuide de seu corpo: se ame, se vista bem, cuide de sua saúde, coma e beba com moderação, faça exercícios, e pare de falar mal do cabelo dos outros.

2º. Cuide do seu trabalho: Faça seu trabalho, por mais maçante e mal remunerado que ele seja, com perfeição, com carinho, dedicação e capricho. E pare de criticar o trabalho dos outros.

3º. Cuide de seu carro: dirija com atenção, respeite a sinalização, mantenha seu carro regulado e pare de reclamar do trânsito.

4º. Cuide de seus gastos: economize água, economize combustível, não ponha no prato mais do que vai comer, não gaste mais do que ganha e se der economize um pouco. E pare de reclamar da crise.

5º. Cuide do seu lixo: nunca jogue lixo na rua (nem chiclete, nem bituca, nem cuspe), separe o lixo que pode ser reciclado: vidros, latas, plásticos e papéis, no mínimo, devem ser limpos e separados. E pare de reclamar das enchentes.

6ª. Cuide de sua moral: faça a coisa certa, pague suas contas em dia, não aceite suborno, não sonegue seus impostos, não prometa o que não vai cumprir, não minta, não engane, e pare de reclamar dos políticos.

7º. Cuide de sua mente: Sorria. Não xingue, não grite, não agrida, não se irrite. Perdoe, ame, abrace e beije (muuuito). E para de reclamar da violência.

Você é responsável. Mude sua Atitude hoje. Pare de querer mudar o mundo. Comece com a pessoa do espelho. Afinal é só esta que você pode mudar; e se cada um mudar a si... Bem, você conseguiu!