BARRIGA DE TANQUINHO

BARRIGA DE TANQUINHO
As pessoas em geral não tem barriga de tanquinho. Nem tem sequer uma barriga “planinha”! Na verdade, a barriga dos animais, inclusive dos homens, não é plana... É arredondada.

As revistas de moda vão começar a usar “gordinhas”, ou seja, mulheres comuns, que tem aquela pochetinha (principalmente as que já são mães). Foi um frenesi a foto da modelo Lizzie Miller na revista Glamour Americana exibindo um abdome proeminente (e feio).

Mas se tem alguém achando que eu vou falar mal do “Tanquinho” está muito enganado. O tanquinho é o melhor remédio do mundo contra a depressão!

Tenho observado que as pessoas que se queixam de “Depressão” (é que às vezes a pessoa só é melancólica e já tachada de depressiva) em geral não tem “um bom tanque de roupa para lavar” (essa é uma expressão que eu costumo usar para me referir a não ter o que fazer). Ou seja, os deprimidos ficam horas sentados em frente ao computador, não fazem exercícios, comem demais, e tem baixa auto-estima – tudo isso dá barriga.

Para ficar com uma barriga linda (sem estar gestante) é preciso não ter nada dentro e nada fora... e um bom músculo no meio.

Este triângulo mágico é conseguido primeiro com o nada dentro: Nossa alimentação deve ser moderada em alimentos que contenham alto índice glicêmico (tipo açúcar e farinha de trigo branca), deve ser muito moderada em bebidas alcoólicas e com uma quantidade inteligente de fibras e água. Além disso, oleaginosas, suco de uva integral e vitamina C (em frutas, não em saches, nem em sucos e pílulas) fazem maravilhas.

Depois o nada fora é conseguido com exercícios aeróbicos – a saber, caminhada e corrida - em ritmo moderado obtém-se a melhor “queima de gordura”, portanto não precisa suar muito.

E finalmente o músculo: Os abdominais vem em terceiro, pois diferente dos dois primeiros não são indispensáveis, você pode ter uma barriga ótima só com dieta e caminhada, mas se quer cultivar seu tanquinho, tem que ter abdominal (e com carga). O músculo abdominal é enorme, tem origens e inserções amplas e é super resistente, de modo que pode ser treinado todos os dias.

Dança do ventre: não dá barriga, torneia o abdome, afina a cintura e fortalece a musculatura. Portanto é altamente recomendável.

Mesoterapia, carboxiterapia, massoterapia e outras: podem diminuir alguns centímetros de barriga em algumas pessoas, mas são temporários, dispensáveis e não funcionam sem o triângulo mágico (dieta, exercícios aeróbicos e abdominais). Mas dão uma sensação de “velocidade” que ajuda muito na auto-estima e motivação, portanto façam também se puderem.

Sua coluna vertebral precisa de um abdome rígido para ser saudável e não doer, portanto este assunto não é só estético não, nem “imposto pela indústria da moda”, além disso, já se relaciona o aumento da incidência de eventos cardiovasculares (infarto e AVC) ao tamanho da barriga.

Ter uma barriga retinha é questão de SAÙDE.