Dor nas costas

Dor nas costas
Quanta gente se queixa de dor nas costas... Mas o que é isso?

Para nós, médicos, “costas” é praticamente o oposto de frente, uma extensa parte que vai da nuca até o início das coxas. Quando o paciente diz que tem dor nas costas, o médico tem a obrigação de perguntar: Onde dói?... e se ele diz que tem “problema de coluna”, também temos de perguntar: – Onde dói?

A coluna tem cinco segmentos: a cervical tem sete ossinhos (as vértebras) que ficam no meio do pescoço e sustentam e movimentam a cabeça; a coluna dorsal ou torácica tem 12 vértebras que se articulam com os 12 pares de costelas e protegem nossos órgãos nobres; a coluna lombar, sede mais frequente da “dor nas costas”, tem 5 ou 6 vértebras e fica na parte de trás do corpo indo até o bumbum, onde estão os dois últimos segmentos: o sacro e o cóccix.

Acontece que nem tudo que dói nas costas é problema de coluna. Existem perto de 53 causas de dor nas costas que não são derivadas da coluna vertebral, nervos e músculos dessa região. Por exemplo: meningite dá dor no pescoço (e na nuca), infarto dá dor na região dorsal, cálculo renal (pedra no rim) dá dor na parte lombar, tumor de intestino e linfoma também. Endometriose e tumores de próstata e útero podem causar dor lombo-sacra. Assustou-se?

Pois é. Infelizmente, dor nas costas, principalmente na região lombar (lombalgia) é inerente à condição humana e 80% das pessoas tiveram, tem ou terão essa dor pelo menos uma vez na vida.

A grande maioria é apenas uma dor muscular “mecânica” derivada de desequilíbrios musculares decorrentes do sedentarismo (às vezes eu não acredito que alguém ainda pode sofrer desse mal, o sedentarismo é a doença que mais mata realmente) associado a um erro postural ao sentar, deitar ou fazer um esforço, seja ele repetitivo ou não. A coluna NÃO sai do lugar, nem “o nervo”. Apenas o músculo dói.

Normalmente essa dor passa sozinha ou com auxilio de medidas simples como um analgésico ou uma bolsa de água morna (melhor opção); e dura entre dois dias e seis semanas.

Mas se a dor se tornar frequente ou persistente, é hora de procurar seu médico. Pode ser seu médico clínico ou seu médico acupunturista. Um reumatologista ou um neurologista também podem ser consultados. Mas o ideal é consultar um ortopedista e de preferência especialista em coluna (ele só trata disso). Só um médico tem condição de chegar a um diagnóstico, e é a partir do diagnóstico que seu tratamento vai ser prescrito, seja ele com medicamentos, com fisioterapia, com RPG (reeducação postural global), com coletes, com acupuntura ou até com cirurgia.

Tudo bem que “todo mundo tem dor nas costas”, mas você não precisa mais ter, precisa?

Consúlte-nos ante qualquer dúvida...