Fígado e raiva

Fígado e raiva
Vamos falar sobre medicina tradicional chinesa e sobre a Teoria dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (os órgão e vísceras) .

O fígado é órgão do corpo na ótica da medicina chinesa que mais se relaciona com o movimento. Isso se deve a influencia do movimento madeira e do Yang crescendo em direção ao máximo.

Se pensássemos em nosso corpo como uma organização política, o fígado seria um MINISTRO, alguém que tendo recebido seu poder (energia) do povo (os Rins) precisa determinar estratégias para fazer tudo funcionar como deve! O fígado é importante na ativação de todos os processos metabólicos corporais, que podemos transpor para a diversidade e capacidade metabólica da célula hepática vendo pela medicina moderna ocidental.

Na visão do medico acupunturista o fígado é o principal órgão envolvido no armazenamento do sangue corporal (os antigos médicos chineses pouco ou nada conheciam de anatomia há cinco mil anos, e nós, médicos modernos, sabemos que o fígado não estoca o sangue de verdade, mas atua como reserva de sangue, pois contêm concentração de sangue referente a um quarto do total que circula no corpo).

Nós, acupunturistas também acreditamos que o fígado regule o volume de sangue circulante de acordo com as necessidades corporais, o que é mais bem entendido se consideramos o que sabemos modernamente que ajuda a regular as taxas de glicose (açúcar) no sangue, armazenando carboidratos na forma de glicogênio, posteriormente liberado conforme a necessidade do organismo.

Uma função muito linda que o fígado tem para nós especialistas em medicina chinesa é a de descender o sangue estocado para o útero (que chamamos – Matriz) e que quando o mesmo não é fertilizado pelo sêmem masculino, o excesso de sangue sai sob a forma de fluxo menstrual... E transpondo isso para o conhecimento atual, sabemos que a metabolização dos hormônios estrogênios é feita no fígado.

Consideramos também que o fígado relaciona-se com os movimentos musculares e com os tendões, o sangue do fígado é quem os nutre, não permitindo que haja desequilíbrio entre o Yin e o Yang e garantindo assim o bom funcionamento de todos os movimentos. Assim na medicina moderna ocidental vemos que este órgão maravilhoso realiza a retenção de vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (B12 - fator antianêmico), bem como promove a estocagem de sais minerais como ferro e cobre, assimilados durante a digestão; ele também é responsável pela síntese de moléculas como os fosfolipídios e as glicoproteínas, constituintes primordiais da membrana plasmática das células, e que também favorece a síntese de proteínas, processando a conversão de aminoácidos essenciais a partir dos naturais, além de proporcionar a remoção de nitrogênio de alguns aminoácidos, resultando em uréia. Assim ele tem realmente tudo a ver com movimento!

E finalmente temos a bile! Ela é considerada um excedente da energia do fígado transformado em líquido e despejado no intestino para ajudar a digestão. É verdade! O fígado auxilia o mecanismo de filtragem do sangue, destruindo os glóbulos vermelhos envelhecidos, produzindo a partir da degradação da hemoglobina, substâncias que irão compor, junto com o colesterol: a bile.

A energia do fígado (Gan) abre-se nos olhos e manifesta-se nas unhas! É por isso que ficamos “cegos de raiva” e colocamos “as garras de fora” quando sentimos raiva, que, aliás, é a emoção relacionada a este precioso órgão.

Uma expressão popular bastante conhecida: “Desopilar o fígado” significa justamente, relaxar, ficar de bom humor, fazer higiene mental. O fígado remove as substâncias tóxicas contidas no sangue (álcool, drogas e demais produtos lesivas ingeridas, inaladas ou injetadas no organismo).

Toda vez que sentimos raiva, obstruímos o livre fluxo de energia no fígado, aí adoecemos... Dos músculos, dos tendões, dos joelhos, da tireóide, dos ovários e útero, dos olhos, das unhas, da vesícula e do próprio fígado!

Por isso, da próxima vez que precisar pagar a “contribuição social”, que precisar cancelar uma linha telefônica, atender uma chamada de telemarketing ou ouvir uma bronca de seu chefe... Pense no seu fígado.

Relaxe e viva mais!