Fisioterapia - Estalando sua coluna

Fisioterapia - Estalando sua coluna
Sabe quando você vai ao fisioterapeuta com dor nas costas e ele ESTALA SUA COLUNA? Você sabe o que é isto? Qual o benefício e a indicação para o uso desta técnica?

Vou começar explicando o que é este estalido:

O estalinho é resultado de uma técnica de MANIPUILAÇÃO ARTICULAR conhecida como THRUST, utilizada para diminuição de dor e ganho de movimento articular. O som, muitas vezes audível é proveniente de cavitação gasosa (liberação de ar) da articulação e não porque o osso estava fora de lugar. Agora, por que ele acontece?

Algumas articulações do nosso corpo são revestidas por uma capsula articular, com liquido dentro (articulações sinoviais), para ficar mais fácil de imaginar, vamos pensar em duas superfícies lisas (planos cartilaginosos) como duas folhas de vidro, o liquido entre elas, assim como nas articulações sinoviais. Como a pressão intra-articular é negativa, existe uma força sendo realizada sempre para que as superfícies não se separem, como se você apertasse uma folha de vidro contra a outra, ao move-las ou tentar separá-las pode acontecer o que chamamos de cavitação gasosa, ou seja, a liberação de ar dentro da articulação.

Através desta técnica conseguimos dois benefícios para nosso corpo, o primeiro é biomecânico, com o ganho de movimento da articulação ”manipulada”, segundo é o efeito neurofisiológico, que atua na sensação de dor, causando sua diminuição.

Unsworth et al. em 1971 observaram claramente cavidades radiolucentes imagem ou bolhas de gás intra-articulares nas radiografias seguintes aos impulsos de thrust aplicados na articulação metacarpo-falangeana do terceiro metacarpo (fig.)


Fig. Mecanismo da cavitação.

Agora que você sabe o que é e para que serve, fica somente uma dica, procure um FISIOTERAPEUTA qualificado, é necessário um bom conhecimento, não só da técnica, mas de anatomia, fisiologia e patologia para saber quando e por que aplicar a manipulação, por mais simples que possa parecer agora, as manipulações também contêm contraindicações e se aplicado erroneamente pode vir a lhe causar danos à saúde.

Nos consulte, estamos para lhe ajudar...