Fisioterapia esportiva

Fisioterapia esportiva
Fisioterapia esportiva
por Dr.Esp. Fabiano Fonseca e Dr.Esp. Rafael Mate

Aliado de peso da Medicina do Esporte, a fisioterapia esportiva tem seu principal objetivo a recuperação de lesões e prevenção dos possíveis acidentes ligados à prática esportiva. O trabalho é voltado para o retorno do atleta ao esporte o mais rápido possível após uma lesão durante a atividade física e auxiliar para que a incidência das mesmas diminua.

Esportes exigem um bom condicionamento físico, agregado à rotina de exercícios e treinos diários, expõe o atleta/praticante a sobrecargas mecânicas e posturais, repetição de movimentos e aplicação de forças excessivas que tendem a sobrecarregar seu corpo.

É aqui que a fisioterapia atua, por sua vez tende a manter os resultados funcionais positivos em torno dos treinamentos ao qual submetem-se os atletas. Aqui o tempo é valioso, tendo em vista que o atleta precisa continuar no ritmo da prática esportiva devido ao calendário de competições e para que não perca desempenho.

A manutenção do funcionamento de todas as funções do corpo é evidenciada para que se possa alcançar sempre o potencial máximo no esporte, a fim de garantir a execução perfeita do gesto esportivo e todas as suas habilidades físicas.

A fisioterapia esportiva depende muito da dedicação dos profissionais envolvidos, quanto do atleta, o empenho de todas as partes garante que seus resultados sejam apresentados em um curto espaço de tempo, a fim de atingir todos os benefícios físicos que indiquem um retorno seguro do atleta em sua melhor forma física à prática esportiva.

A atuação da fisioterapia esportiva abrange também a participação do profissional fisioterapeuta quanto ao auxilio no treinamento dos atletas em campo, com intuito de orientar tanto a treinadores como os atletas quanto aos pontos de desequilíbrio muscular que podem aumentar a incidência de lesões, os indivíduos e as melhores maneiras de adequar suas posturas ao desempenho favorável do esporte (gesto esportivo), aliando-se dessa maneira o aspecto preventivo da prática esportiva.