Dor no ombro, porque vai sofrer?

Não dormiu de novo? Até quando você vai deixar esta dor no ombro atrapalhar o seu sono?

Você sabia que a dor no ombro (e braço) é uma das queixas mais frequentes (junto com dor de cabeça e dor nas costas)? E que assim como nas outras duas é comum a pessoa sofrer por muito tempo antes de procurar o primeiro de muitos médicos?

Pois é, mas é importante que você saiba também que o dor do ombro quando tratada adequadamente, SARA.

É muito comum que mulheres entre 30 e 60 anos tenham dor no ombro (embora ela possa ocorrer também em homens e em pessoas mais jovens ou mais velhas, além dos atletas). É uma dorzinha chata que vai aumentando, atrapalha cada dia mais, piora na hora de dormir, corre pelo braço todo, piora com esforço e às vezes a impede de pentear o cabelo ou fechar o soutien nas costas.

Adivinhei? Na verdade “eu já sabia”.

Nosso ombro é uma maravilhosa articulação super móvel e forte, mas que com o uso pode estar sujeita a pequenas lesões. As causas básicas da dor no ombro são variadas, mas normalmente se observa que existe um tendão ou uma bursa (bolsinha que protege o tendão) inflamados ou machucados, e a isso se dá o nome de Síndrome do Impacto, Lesão do Manguito Rotador, Bursite, Tendinite do supraespinhal, Tendinite calcárea e mais alguns nomes para doenças diferentes, mas que dão quase os mesmos sintoma e se tratam quase sempre do mesmo jeito.

É por isso que os seis médicos que você consultou (incluindo sua vizinha, que não é médica), disseram que você tem coisas diferentes, oque veio escrito num exame é diferente do que está escrito no outro que também é diferente dos seus seis diagnósticos anteriores, e que mesmo com tanta coisa no seu braço, todo mundo disse para você tomar antiinflamatório e fazer fisioterapia, e ainda assim você não melhorou!

Calma isso acontece sempre... É que independente da doença ou da localização exata da lesão que você tem no ombro, a causa básica é simplesmente mecânica. “Não adianta ficar comprando pneu novo para seu carro desalinhado”. É importante diagnosticar e tratar adequadamente cada lesão (seja com remédio, com “infiltração”, com fisioterapia, com acupuntura ou até com cirurgia), mas enquanto seu ombro continuar funcionando mal...

Você pode precisar de reeducação postural (esta cidade tem ótimos fisioterapeutas que fazem RPG)

Você deve procurar um ortopedista de sua confiança, que te escute atenciosamente, te examine adequadamente peça exames complementares, se ele julgar necessário,e deve fazer o tratamento direitinho, sem ficar pulando de consultório em consultório esperando que uma doença que levou anos para se desenvolver, sare do dia para a noite e sem qualquer esforço.

O tratamento da dor no ombro (e braço) é chato e demorado, mas muito eficaz.

Pare de tomar remedinho e pare de reclamar, venha tratar desse braço, vai!